
O ministro o Meio Ambiente da França Nicolas Hulot anunciou, em julho, que o país deve banir a comercialização de veículos movidos a diesel e a gasolina a partir de 2040. A iniciativa do governo francês é um passo em direção aos objetivos assinados pelo país no COP 21, realizado em 2015. No encontro, 195 países firmaram um pacto que fixa um teto para emissão de gases de efeito estufa. O anúncio do governo foi feito após a Volvo declarar que, a partir de 2019, irá fabricar exclusivamente carros elétricos ou híbridos.
A França possui, ainda, o objetivo de atingir o carbono neutro em 2050. O governo planeja incentivar, por meio de bônus, a troca de veículos poluentes por mais novos, até de segunda mão. Os proprietários de veículos a diesel fabricados antes de 1997 ou de carros a gasolina fabricados antes de 2001 são elegíveis para o programa.
Objetivos do Reino Unido
O último país europeu a anunciar o banimento de veículos a diesel e gasolina foi o Reino Unido. O governo declarou, em agosto, a decisão de interromper a comercialização de veículos poluentes em 2040. O secretário de Meio Ambiente Michael Gove declarou à rádio BBC que a utilização destes veículos é inviável, e que a medida é fundamental para mitigar danos causados pela poluição à saúde humana. O secretário também declarou que a mudança é uma maneira de lidar com o aquecimento global. O Reino Unido planeja investir mais de 800 milhões de libras (cerca de um bilhão de dólares) em tecnologias de veículos sem motoristas e com emissão zero de carbono. Pesquisas em tecnologias de armazenamento de energia – baterias – também estão nos planos do governo.
Uma realidade mundial
A Noruega é hoje o país com maior percentual de carros elétricos – e deve atingir os 100% em 2025. No mesmo ano, a Holanda deve parar de comercializar veículos a diesel e a gasolina. Em 2030, será a vez da Alemanha e da Índia.