
Robustez, confiabilidade e qualidade: essas são as características desejáveis em equipamentos como medidores de energia. O Lumen, lançado pela Nansen em 2009, atende a todos estes requisitos. Instalado em aproximadamente dois milhões de residências, o medidor é um recordista de qualidade.
“Até hoje, voltaram para a fábrica menos de 350 unidades do Lumen”, afirma Marlon Sandro Oliveira Castro, coordenador de qualidade da Nansen. Os números impressionam: “a taxa de falha do Lumen é de aproximadamente 144 PPM (Partes Por Milhão), acumulados durante 7,5 anos, desde quando iniciou sua produção em volume. Contratos costumam estipular uma taxa de falha de até 0,5% ao ano”, completa.
Testes de vida acelerados
O desempenho do Lumen atingiu a excelência a partir de um diferencial: ensaios de vida acelerados. “Este medidor foi um dos nossos primeiros produtos a ser validado através de rigorosos ensaios de vida acelerado. Desde o princípio, conseguimos antecipar problemas que apareceriam depois de alguns anos de uso. Se antes os produtos eram desenvolvidos, vendidos, e depois de instalados apresentavam falhas, com o Lumen essa lógica foi invertida”, afirma o coordenador de qualidade da Nansen.
Os testes em laboratório simulam anos de funcionamento de um produto em campo, em um curto intervalo de tempo. Esse tipo de ensaio é especialmente importante para produtos novos, cujo desempenho em campo ainda é desconhecido. A partir dos resultados do teste, pode ser determinado um nível de confiabilidade suficiente para lançar o produto, prevendo como será seu comportamento em campo. No caso do Lumen, os ensaios determinaram que sua vida útil é de pelo menos 15 anos, dois acima do determinado pela ANEEL.
Qualidade assegurada
Mais de 750 mil unidades do Lumen foram fornecidas apenas para a Cemig, e o medidor é um dos responsáveis pela entrega do Atestado de Suprimento Assegurado de Material à Nansen por três anos. Políticas de qualidade assegurada são uma maneira de reconhecer a qualidade dos processos, dos produtos fornecidos, além de possibilitar a redução de custos operacionais e a evolução do processo de integração entre a concessionária e a fábrica. São considerados índices de entrega no prazo, tratamento de não-conformidades e retorno de campo. E, em todos estes quesitos, o Lumen é campeão.